Skip to main content

CNH Popular – O Que é? Quem Pode Participar? Saiba Tudo!

Sabe o que é o CNH Popular? Neste artigo vamos falar sobre tudo o que diz respeito a esse assunto para que você esteja informado quando estiver tirando a sua carteira de habilitação. Não perca mais tempo e saiba já tudo sobre essa matéria aqui!

Bem, se há uma coisa que fica cara é a carteira de motorista, e por essa mesma razão, muitas pessoas acabam não tirando a CNH, principalmente as que fazem parte de famílias de baixa renda.


A questão é que para garantir uma vaga de trabalho, a maior parte necessita da CNH, e é para essas pessoas, que têm de tirar a sua carteira, mas que não têm posses que se criou o CNH Popular 2016.

Ainda não ouviu falar? Vejamos tudo a respeito nesse artigo!

O que é a CNH Popular?

O CNH Popular é um programa popular de formação, Habilitação Profissional e Qualificação de Condutores de Veículos.

CNH Popular

Este programa prevê que seja usado por:

  • 20% das vagas estão previstas para dependentes dos programas Chapéu de Palha e Bolsa Família;
  • Pessoas que nunca tenham trabalhado ou que se encontram desempregadas;
  • 25% das vagas dos cursos de formação de motorista é direcionada para pessoas com rendimento familiar mensal baixo, considerando-se o valor igual ou inferior a três salários mínimo;
  • 20% das vagas estão restritas para alunos que estejam no ensino fundamental ou médio mas unicamente em escolas públicas.

Esses percentuais variam um pouco de estado para estado, mas em princípio seguirão essas categorias.

Portanto, no caso de você encaixar nessas categorias, muito provavelmente você conseguirá ser selecionado para o CNH Popular 2016.

Já no ano passado este programa selecionou, só no estado de Pernambuco, mais de 10 mil pessoas, e desde 2008 que se estima ter alcançado mais de 50 mil pessoas desse estado.

Posto de atendimento do Detran

Além de abranger a retirada da primeira carteira de habilitação, o CNH Popular abrange:

No entanto, para esses processos, o percentual das vagas variam, sendo de 15% para adição de categoria, 15% para renovação, e 55% para mudança de categoria.

Requisitos para o CNH Popular 2016

Além de pertencer a um dos perfis indicados anteriormente, você necessita ter outros requisitos:

  • Saber ler e escrever
  • Ter carteira de identidade
  • CPF
  • Idade mínima de 18 anos

Como pode usufruir do CNH Popular 2016?

Base móvel carteira de motorista popular

O fato de não haver um banco de dados nacional para que se inscreva na CNH Popular, obriga-o a procurar o Departamento de Trânsito do estado onde reside.

Note mesmo que existem muitos DETRAN’s disponibilizam avisos na Internet, nos seus sites, e esclarecem sobre o processo de abertura para a inscrição no CNH Popular.

É ainda de referir que cada departamento costuma ter um calendário próprio, e por isso pode acontecer abrir o processo em Pernambuco, mas não abrir o do Rio de Janeiro.

Deve ainda:

  • Antes da inscrição – Leia as diretrizes expostas no edital de forma a se precaver de certas regras que poderão impedi-lo de ingressar no CNH Popular.
  • Depois da inscrição – Acompanhe o andamento do seu processo da CNH através dos sites do Departamento de Trânsito do estado em que você reside. Para fazê-lo basta procurar a secção de acompanhamento de CNH social. Tenha sempre o seu cpf à mão, pois geralmente é-lhe pedido, assim como a sua data de nascimento, e também o período de inscrição.

Agora que sabe tudo acerca deste programa, se você encaixa nos perfis mencionados, não deixe de se inscrever no CNH Popular 2016. Ainda vai a tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.