Skip to main content

Com Quantos Pontos Perde a CNH? Como funciona e como evitar?

Quer saber com quantos pontos a pessoa perde a CNH? Nesse artigo vamos explicar tudo sobre o sistema de pontos, incluindo quantos pontos perde a CNH.

De dia para dia o número de pessoa que perde a CNH é maior, e muito por causa do aumento do número de guardas de trânsito, além dos radares e policiais. A maior parte dos casos se tratam de pequenos deslizes, e atitudes que os condutores têm acidentalmente.


Embora todos os condutores saibam que alguns comportamentos são inapropriados, só na altura em que são apanhados tomam consciência efetiva que serão penalizados com o novo sistema de pontos. E é aí que surge a dúvida de quantos pontos perde a CNH provisória ou definitiva.

Por essa mesma razão nós vamos esclarecer a maior partes das dúvidas dos muitos condutores já de seguida, em especial quantos pontos perde a CNH.

Com quantos pontos uma pessoa perde a CNH

Carteira de motorista

Para sabermos com quantos pontos perde a CNH, é preciso ter em mente que todos os condutores, inicialmente, possuem um limite de 20 pontos na sua carteira.

Assim, sempre que o condutor atinge esse número, automaticamente o documento de habilitação é suspenso. A partir desse momento, o infrator perde o direito a conduzir o seu automóvel, ou qualquer outro veículo automóvel, incluindo moto e caminhão.

Mas como uma pessoa perde pontos? Bem, cada pontuação é descontada da carteira do motorista sempre que ele comete uma multa. Note que durante o primeiro ano da primeira habilitação não pode cometer multas que ultrapassem os quatro pontos, podendo ficar sujeito a perder o direito de dirigir, e tendo de refazer todo o processo de habilitação.

Policia verificando a carteira de motorista

Assim, todo o motorista que acumular 30 pontos negativos em sua Carteira Nacional de Habilitação, num período de 1 ano, ou então se cometer uma infração que prevê a penalidade de suspensão do direito de condução, é instaurado um processo visando à aplicação dessa penalidade. São elas:

  • Manobra perigosa
  • Dirigir moto sem capacete
  • Transpor bloqueio policial
  • Ameaçar pedestres com a condução
  • Dirigir com velocidade superior a 50% da permitida
  • Disputar corrida em via pública
  • Participar em competições esportivas em via pública
  • Omitir-se de socorrer uma vítima
  • Dirigir sob o efeito do álcool

Apresentar defesa prévia

Quando um condutor atinge os 20 pontos, ele recebe a notificação, sendo que este tem um prazo de 15 dias para apresentar a sua defesa.

Deverá ter uma defesa clara, concisa e precisa, e deverá anexar documentos que comprovem todas as alegações que apresentar.

O serviço de defesa prévia é gratuito, e poderá ser feito nas instalações do DETRAN, ou por correspondência.

No caso da defesa ser indeferida, o condutor verá a suspensão do direito de dirigir, sendo que o prazo de suspensão varia entre um mês e um ano.

Mesmo assim, poderá pedir recurso em primeira instância para a Junta Administrativa de recursos de Infração, ou em segunda instância ao Conselho Estadual de Trânsito.

Dicas para não perder a sua CNH

Proibido utilizar celular enquanto dirige

Não basta saber com quantos pontos perde a CNH, o mais importante é saber evitar ter esses pontos, e principalmente chegar nesse número 20.

São várias as infrações, e por isso muitas vezes cometemos uma ou outra sem sequer termos noção de que estamos cometendo uma infração, não é mesmo? Por isso, deverá ter particular atenção:

  • Sempre transite dentro da velocidade estabelecida
  • Nunca ultrapasse o sinal vermelho
  • Se beber, não conduza

Agora que sabe com quantos pontos perde a CNH, não deixe chegar nem perto. Tenha muita atenção na condução, e nunca se esqueça que isso poderá salvar a sua vida, e a vida de outros condutores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.