Skip to main content

Renovação CNH – Como Renovar Carteira de Motorista – Passo a Passo!

Para obter a renovação CNH (Carteira nacional de habilitações) precisa ter em conta alguns aspectos. Primeiro o que necessita levar, e depois o que precisa fazer para ver a sua carteira renovada. Vejamos como fazer a renovação nesse artigo!

O que preciso ter para fazer a Renovação CNH?

Para obter a renovação CNH deve levar os documentos necessários, como o documento oficial de identificação, com foto e em bom estado, deve levar a cópia do original. Deve levar também o comprovante de residência.

Taxas:

  • As taxas pagas de renovação CNH é de 85,84 reais
  • As taxas pagas pelo exame de aptidão mental e física são de 66,00 reais
  • Avaliação psicológica (apenas necessário para quem exercer atividade remunerada) é de 80,00 reais

Renovação CNH

Habilitações antes de 22 de janeiro de 1998:

Todos os cidadãos que já têm a carteira nacional de habilitações antes do dia 22 de janeiro de 1998, e que ainda não renovaram o documento depois desta data, deve então verificar qual a melhor opção:

  • Após agendar os exames médicos e/ou psicológico, deve procurar um centro de formação de condutores credenciados para fazer o curso de direção defensiva e primeiros socorros;
  • Agendar os exames médicos e/ou psicológicos, deve procurar um dos locais indicados para realizar a prova eletrônica do DETRAN-PE:
  • Sede do DETRAN/PE ( durante os dias úteis e entre as 8h e as 16h)
  • Unidades do DETRAN que se podem encontrar nos shoppings (nos dias úteis está disponível das 9h até às 20h, aos sábados das 9h às 14h)
  • CIRETRANs especiais (durante os dias úteis das 8h até às 12h)

Carteira nacional de habilitações sem fotografia (PGU)

Todos os cidadãos que ainda têm as carteiras sem fotografia, e querem renovar a CNH, devem agendar o atendimento para um local de atendimento mais próximo para pedir o serviço de renovação CNH.

Depois do indivíduo concluir as etapas impostas pelo processo de renovação da carteira, o documento será remetido ao departamento nacional de trânsito (DENATRAN), que deverá autorizar a emissão da mesma.

Como renovar CNH passo a passo

Renovação CNH

É da responsabilidade da DETRAN-SP enviar cartas aos cidadãos com carteiras de habilitação a avisar que as mesmas estão a perder a validade.

Como renovar a carteira nacional de habilitações, renovação CNH passo a passo?

  1. Deve fazer o pré-cadastro de forma completamente gratuita no site do e-CNHsp do DETRAN.SP, no caso de ser do interior acesse interior.e-cnhsp. Selecione a opção pretendida que é a “renovação” e preencha os campos dos dados pessoais, faça o agendamento da data e horário para poder realizar a coleta biométrica. Confirme o seu pré-cadastro.
  2. Compareça ao agendamento realizado no passo anterior com o protocolo do mesmo. A unidade de atendimento também é escolhida no passo anterior da renovação CNH. Deve levar os documentos requisitados para ser possível a renovação da mesma. Caso necessite, verifique os documentos previamente.
  3. Após isso, realize os exames médicos numa clínica credenciada (o preço deverá rondar os 60,85 reais) e os que praticam a condução como forma de trabalho deverão realizar um exame psicológico (que ronda os 79,99 reais).
  4. Deve pagar a taxa de renovação CNH nos bancos credenciados. Para retirar o documento da unidade em que requisitou (30,43 reais) ou opte por receber a sua nova carteira em casa, via correios na morada indicada no DETRAN-SP (41,43 reais).
  5. Volte à unidade de atendimento com o exame médico e o seu resultado. No caso de exame psicológico, leve também o relatório, assim como o comprovante de pagamento para conseguir finalizar o processo.
  6. No local onde escolheu para Renovação CNH, regresse e retire a sua carteira, no prazo pedido, ou aguarde a sua carteira em casa se escolheu a opção de recebê-la pelos correios, neste caso deverá aguardar cerca de 7 dias.

Siga todas as nossas instruções para renovação CNH e evite os problemas mais comuns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.