Skip to main content

Pontos na CNH – Onde Consultar! Tipos de Infrações!

Já sabe como funcionam os pontos na CNH? Saiba tudo sobre os pontos da sua carteira de habilitação com esse guia completo que estamos fornecendo nesse artigo. Informe-se e não se deixe pegar desprevenido.

Consulta CNH

Seja qual for o tipo da sua CNH, deve consultar os pontos na CNH provenientes das multas de veículos cadastrados. São multas aplicadas pelo departamento estadual de trânsito de São Paulo – Detran polícia rodoviária federal- PRF, departamento de estradas de rodagem-DER,  companhia ambiental do estado de São Paulo- cetesb, pelo município de São Paulo e todas as cidades conveniadas.


Faça a sua consulta no site acessando o detran.sp.

Como funciona a contagem dos pontos na CNH?

A acumulação de pontos na carteira nacional de habilitações pode levar à suspensão da mesma, ou seja, é impedido de conduzir durante algum tempo.

Para conseguir compreender como funciona a matéria das infrações iremos fazer uma listagem sobre os pontos fundamentais do mesmo, para evitar a suspensão da mesma deve estar atento a estas regras.

Suspensão

CNH Suspensa

A CNH poderá ser suspensa quando o condutor chega aos 20 pontos num período de um ano.

Assim que atinge o número negativo de 20 pontos, é então submetida de imediato a um processo administrativo no detran (departamento nacional de trânsito).

No caso de ser condenada, pode perder o direito de conduzir durante o prazo mínimo de um mês, até a um ano, como prazo máximo.

Pode ser também obrigada a realizar um curso de reciclagem em uma autoescola.

Na práticaMultando no trânsito

Supondo que cometeu uma infração em maio de 2015, outra em junho de 2015, e outra ainda em julho de 2015.

Se em maio de 2016 não tiver atingido ainda os 20 pontos negativos, a pontuação referente à multa de maio de 2015 deixará de ser levada em conta, e a data inicial passa a ser em junho de 2015.

No caso de completar 20 pontos negativos, inicia-se o processo de suspensão do direito de conduzir de imediato.

Tipos de infração

Os pontos na CNH de cada multa passada é computado de acordo com a gravidade da infração cometida.

  • Infração leve– corresponde a 3 pontos negativos. Como por exemplo: estacionar indevidamente ou acostamento do veículo.
  • Infração média– corresponde a 4 pontos negativos. Como por exemplo: jogar lixo para o chão pela janela do veículo.
  • Infração grave– corresponde a 5 pontos negativos. Como por exemplo: não colocar o cinto de segurança.
  • Infração gravíssima– corresponde a 6 pontos negativos. Como por exemplo: não renovar a CNH vencida há mais de 30 dias e continuar dirigindo.

Infração mandatória

Preenchendo ficha de multa de trânsito

Pelo código de trânsito brasileiro, de acordo com a gravidade da infração, a suspensão da carteira de habilitações, assim como o direito de dirigir, pode acontecer imediatamente.

Cometendo uma infração mandatória, o cidadão perde a licença de conduzir, independentemente da pontuação obtida.

Alguns exemplos de infrações mandatórias são: omitir-se de socorrer uma vítima, Dirigir alcoolizado, disputar corridas em via pública.

Recurso

É um direito de qualquer condutor pedir o recurso das multas. Para que isso aconteça, deve entrar com um recurso junto ao órgão que aplicou a multa em questão.

Assim que recorrer à infração que recebeu, os pontos na CNH aplicados ficam suspensos e podem apenas contar após o julgamento final do recurso.

É importante ter em mente que os pontos na CNH não caducam. Caso a condenação continuar, terá de pagar a multa aplicada.

É importante ter uma condução segura e responsável. Além de evitar acidentes, evita também as multas e a acumulação de pontos na CNH que levam à suspensão da sua carteira de motorista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.